Produção de kiwis na Cooperativa de Felgueiras com aumento de 30 por cento

Confagri 15 Nov 2017

«Este ano, a campanha permitiu a colheita de 800 toneladas, mais 200 do que em 2016», indicou Rui Madeira Pinto, diretor da Cooperativa Agrícola de Felgueiras.

A campanha de kiwis de 2017 na Cooperativa Agrícola de Felgueiras deverá aumentar cerca de 30 por cento, com mais 200 toneladas do que em 2016, previu esta quarta-feira a instituição.

«Este ano, a campanha permitiu a colheita de 800 toneladas, mais 200 do que em 2016», indicou Rui Madeira Pinto, diretor daquela cooperativa, em declarações à Lusa.

A campanha termina na sexta-feira e envolve cerca de uma centena de pequenos produtores da região do Vale do Sousa, mas também de Fafe, Ribeira de Pena e Guimarães, entre outros concelhos, que representam uma área de cerca de 70 hectares.

O dirigente sinalizou a «boa qualidade» do fruto, que considerou superior à de 2016, apesar de o calibre ser mais pequeno, devido à falta de água dos últimos meses.

Cerca de 90 por cento da produção de kiwis da Cooperativa Agrícola de Felgueiras é exportada para o mercado espanhol e a restante destina-se a pequenas empresas nacionais.

«A procura é cada vez maior», observou, reafirmando que a produção daquele fruto se mantém como uma «aposta estratégica e um pilar importante» para a instituição, uma das mais ativas do país naquele setor.

Para fazer face à procura, em 2018 vai ser aumentada a capacidade de equipamento de frio, com novas câmaras frigorificas, dando sequência aos investimentos de anos anteriores.

Está previsto um investimento de 500 mil euros, apoiado por fundos do Portugal 2020, elevando a capacidade de armazenamento para as 2,4 toneladas, mais 800 do que atualmente.

O concelho de Felgueiras, no distrito do Porto, apresenta a maior área de produção de kiwis do país, com cerca de 200 hectares. No total, são produzidas anualmente no concelho cerca de três milhões de toneladas.

Nos últimos anos, vários investidores têm procedido à ampliação das áreas de produção, aproveitando o potencial económico do fruto.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI