Produção de madeira na UE decresce 2% em 2020

Confagri 13 Dez 2021

Fonte: ec.europa.eu/eurostat

Após oito anos de aumento constante, a produção total de madeira na UE diminuiu 2 % para 488 milhões de m³ em 2020, em comparação com 2019. Ainda assim, a produção de rolaria foi 21 % mais elevada do que em 2000. 

Em 2020, os cinco grandes produtores da indústria eram a Alemanha (84 milhões de m³), a Suécia (74 milhões de m³), a Finlândia (60 milhões de m³), a França (48 milhões de m³) e a Polónia (41 milhões de m³), representando, no total, 63 % da produção de madeira da UE nesse ano. A percentagem total dos cinco países diminuiu ligeiramente nas últimas duas décadas (de um pico de 67 % por volta de 2010), devido à diminuição constante da produção em França e ao aumento da produção em países com uma produção total tradicionalmente pequena. 

A produção de madeira aumentou mais nos Países Baixos (+185 %) desde 2000, seguindo-se a Eslovénia (+73 %), a Alemanha (+57 %), a Polónia (+56 %), a Croácia (+43 %) e a Roménia (+37 %). Alguns desses países partiram de uma pequena base de referência. A maior diminuição relativa da quantidade de madeira abatida foi registada em Chipre (-58 %), em França (-28 %) e na Hungria (-16 %).

A madeira tem sido cada vez mais utilizada como fonte de energia renovável. Quase um quarto (23 %) da produção de rolaria da UE em 2020 foi utilizado como madeira de combustível, enquanto o restante era madeira industrial utilizada para serrar e folheados, ou para a produção de pasta de papel e papel. Tal representa um aumento de 6 pontos percentuais na parte relativa da produção de madeira de combustível em comparação com 2000.  

Em alguns Estados-Membros, especificamente nos Países Baixos (78 %) e no Chipre (74 %), a madeira de combustível representou a maior parte da produção de rolaria em 2020. Por outro lado, a Eslováquia e a Suécia comunicaram que mais de 90 % da sua produção total de madeira era de rolaria para indústria. 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI