Produção mundial de carne de porco com aumentos até oito por cento em 2018

Confagri 27 Out 2017

Espera-se que a UE mantenha a sua posição como maior exportador mundial de carne de porco em 2018, com envios previstos em 2,8 milhões de toneladas.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da América estima que a produção mundial de carne de porco venha a aumentar quase dois por cento até as 113,1 milhões de toneladas em 2018.

 

O Departamento prevê que a expansão na China seja a grande responsável por este aumento e espera-se que a produção de carne de porco cresça em dois por cento até cerca de 55 milhões de toneladas em 2018. Assim, prevê-se que apenas a China represente 61 por cento do crescimento total, sendo provável que as importações desta carne por parte da China diminuam pelo segundo ano consecutivo, já que a produção nacional satisfaz uma maior proporção da procura. No entanto, tudo indica que a China continue a ser o principal importador a nível mundial de carne de porco.

 

Após os aumentos assinalados em 2017, prevê-se que a produção dos Estados Unidos da América (EUA) cresça quatro por cento em 2018,  12 milhões de toneladas. É provável que os fortes fornecimentos pesem nos mercados, já que espera-se um aumento do número de fêmeas cobertas e que o número de leitões alcance um nível recorde, o que poderá refletir num aumento das exportações dos EUA em quase cinco por cento e manter envios altos para a Ásia.

 

A União Europeia (UE) é o único produtor importante a nível mundial onde se espera reduções na produção em 2017 e 2018, isto em resposta da baixa procura interna e da exportação. Estas estimativas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) diferem das realizadas pela Comissão Europeia, que nas suas previsões a curto prazo previa uma queda na produção comunitária em 2017, mas seguida por uma recuperação no início de 2018.

 

A apreciação do euro pode vir a prejudicar a competitividade das exportações da UE no mercado mundial, para além de que a redução da procura de importações na China pode limitar o crescimento das exportações. Apesar disto, espera-se que a UE mantenha a sua posição como maior exportador mundial de carne de porco em 2018, com envios previstos em 2,8 milhões de toneladas.

 

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi