A Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha vai estar, a partir de sexta-feira, na Semana Verde de Berlim, a decorrer entre 19 e 28 de janeiro, para divulgar a Pera Rocha do Oeste.
Esta é uma das mais importantes feiras internacionais dedicadas à alimentação e agricultura e junta, todos os anos, mais de 1600 empresas e organizações de todo o mundo.
A presença em Berlim pretende divulgar a pera rocha junto dos consumidores alemães e insere-se no Projeto de Promoção Global da Pera Rocha nos Mercados Externos, desenhado pela Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP) para reforçar as exportações em cinco mercados considerados estratégicos, nomeadamente, a Alemanha, França, Reino Unido, Brasil e Espanha.
O objetivo é valorizar este fruto português, aumentando a sua visibilidade fora do país. Entre janeiro e novembro de 2017 as exportações de pera rocha ultrapassaram os 82,4 milhões de euros, um aumento de 19 por cento em comparação com 2016.
Com as ações de promoção e divulgação previstas, a ANP espera alcançar os 100 milhões de euros de exportações em 2019, o que equivale a um crescimento de 21 por cento face ao valor atual das vendas internacionais deste fruto, único no mundo e apenas produzido em Portugal.
Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Marrocos são, por esta ordem, os principais destinos da pera rocha e absorveram 81 por cento do valor das exportações entre janeiro e novembro de 2017.
O mercado alemão em particular registou um crescimento de 90 por cento, atingindo perto de 8,2 milhões de euros em exportações no mesmo período.
O projeto de promoção global da pera rocha nos mercados externos da ANP é cofinanciado pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização.
Prevê um investimento global de 430.902 euros, financiado em 85 por cento pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) e inclui a realização de ações de promoção e comunicação.
Fonte: agrodigital