Projeto lançado na zona afetada pelos fogos quer atrair jovens para a região

Confagri 24 Jan 2019

Um grupo de jovens de várias nacionalidades que vivem na região Centro lançou, em parceria com artistas europeus, o “Wildlings”, um projeto que mostra a beleza do Pinhal Interior e convida ao repovoamento do interior do país.

O projeto ganhou forma numa plataforma digital que agrega educação ambiental, informação sobre projetos comunitários ecologicamente sustentáveis em Portugal e no estrangeiro, bem como uma “websérie” com seis episódios que retratam jovens a morar na zona da Serra do Açor, no distrito de Coimbra, fortemente afetada pelos fogos de outubro de 2017.

Para além do site: wildlings.pt, o projeto vai ainda lançar um livro em abril, que é uma espécie de guia turístico para o Pinhal Interior, revelando cascatas e piscinas naturais escondidas pelo território, ao mesmo tempo que divulga informação sobre a biodiversidade da região, disse à agência Lusa Lynn Mylou, holandesa de 36 anos a morar em Arganil.

«Moro aqui há três anos e apercebi-me do envelhecimento e da desertificação na região. Se queremos restaurar a natureza e os ecossistemas, precisamos de muitas pessoas», explicou.

Foi esse o motivo que a levou a criar o “Wildlings”, em parceria com outros jovens a morar na região e artistas estrangeiros, para tentar atrair pessoas «que vivem nas cidades, que trabalham para o mundo corporativo, mas que têm um sentimento de que não gostam tanto» desse estilo de vida.

Na plataforma, é disponibilizado «conteúdo de qualidade», seja documentários ou artigos sobre o ambiente, sustentabilidade ou alterações climáticas, ou ligações para cursos e artigos de educação nas mesmas áreas ou sobre agricultura sustentável. «É inspirador, mas também educacional», vincou Lynn Mylou.

A “websérie”, feita pelo jovem realizador de Oliveira do Hospital Tiago Cerveira, procura mostrar isso mesmo, em episódios curtos que contam as histórias e motivações de seis jovens que escolheram a Serra do Açor para viver. Dois episódios já saíram, sendo que um novo episódio é sempre lançado ao domingo, às 19H00.

«Nós esperamos inspirar com as nossas histórias, para que as pessoas comecem a tomar diferentes escolhas. Depois, sim, precisamos de mais pessoas e esta plataforma permite dar a conhecer-nos» e criar uma espécie de ligação com jovens que pretendam estabelecer-se na região, resumiu.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi