Risco máximo de incêndio em quatro concelhos do distrito de Faro

Confagri 16 Mai 2019

Os concelhos de Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim, no distrito de Faro, apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Apesar da previsão de chuva e descida da temperatura máxima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também em risco muito elevado de incêndio 15 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Castelo Branco e Bragança.

Em risco elevado de incêndio estão mais de 60 outros concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Setúbal, Lisboa, Santarém, Castelo Branco, Viseu, Portalegre, Guarda e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de “reduzido” a “máximo”, sendo o “elevado” o terceiro nível mais grave. Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje em Portugal continental períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado no litoral norte e centro até ao final da manhã e tornando-se pouco nublado na região Sul a partir da manhã.

A previsão aponta também para períodos de chuva fraca, passando a aguaceiros fracos e pouco frequentes durante a tarde, sendo a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e menos prováveis no interior.

Está também previsto vento fraco a moderado de noroeste, tornando-se moderado a forte a partir da manhã e com rajadas até 65 quilómetros por hora (km/h), em especial no litoral oeste. Nas terras altas, prevê-se vento forte de noroeste, em especial nas regiões Centro e Sul, com rajadas até 85 km/h a partir do final da manhã.

O IPMA prevê ainda possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro, descida da temperatura mínima nas regiões do interior, em especial do Norte e Centro, e descida acentuada da temperatura máxima.

AS temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 05 graus Celsius (na Guarda) e os 15 (Aveiro e Faro) e as máximas entre os 17 graus (na Guarda) e os 31 (em Faro).

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi