Seca: Nos últimos quatro meses foram criados quase 3500 novos furos

Confagri 22 Nov 2017

Mais de metade (1519) dos furos foram feitos na zona de jurisdição da Administração da Região Hidrográfica (ARH) Norte, seguindo-se a ARH Tejo (862) e a ARH Centro (663).

Os portugueses realizaram 3467 novas captações de água subterrânea (furos) entre o dia 1 de junho e 30 de setembro deste ano. No mesmo período foram regularizados 1769 furos existentes, de acordo com um relatório do Grupo de Trabalho de assessoria à Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.

Face ao cenário de seca severa e extrema que atinge praticamente todo o território português e à diminuição dos volumes de água armazenados, seja em albufeiras ou em furos, o grupo de trabalho pede contenção e mais fiscalização. O documento de 31 de outubro recomenda, de acordo com o Público, que haja uma limitação ao licenciamento de novas captações de água.

Há já em Portugal 60 mil captações, superficiais e subterrâneas, licenciadas e, por isso, após uma análise cuidada da sua sustentabilidade, o relatório aconselha que novos licenciamentos só ocorram em casos «estritamente necessários». Isto para «não colocar em causa as captações já existentes».

De acordo com a Agência Portuguesa do Ambiente, que forneceu os números para o referido documento, registou-se uma média de 870 novos furos subterrâneos por mês, entre Junho e setembro. Mais de metade (1519) dos furos foram feitos na zona de jurisdição da Administração da Região Hidrográfica Norte, seguindo-se a ARH Tejo (862) e a ARH Centro (663).

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi