Secretário de Estado Carlos Miguel espera que fundos comunitários apoiem regiões

Confagri 07 Fev 2019

O secretário de Estado das Autarquias Locais admitiu esperar que o próximo quadro comunitário de apoio do Portugal 2030 seja marcado por um maior investimento no desenvolvimento das regiões.

Numa altura em que se encontra em discussão a estratégia que sucederá ao Portugal 2020, Carlos Miguel disse esperar que o próximo quadro comunitário «possa estabelecer uma ou duas prioridades que sejam nacionais, do Minho ao Algarve, mas que estabeleça muitas prioridades regionais».

O governante, que falava no colóquio “O Desenvolvimento do Interior e o Papel das Autarquias”, promovido pela Sociedade de Geografia de Lisboa, acrescentou que as verbas comunitárias devem financiar os melhores projetos por cada comissão de coordenação e desenvolvimento regional e comunidade intermunicipal (CIM).

Esta aposta deverá possibilitar um território mais homogéneo, apesar de ter em conta as respetivas especificidades, e para que «cada comunidade intermunicipal possa ver alavancado os projetos que entende para a sua região», advogou.

«A porta está aberta nesse sentido», referiu o secretário de Estado, confiante no «pensamento do atual primeiro-ministro para que haja uma negociação mais regional dos fundos comunitários».

Para Carlos Miguel, se a estratégia do quadro comunitário de apoio Portugal 2030 «for mais regional, será mais adaptada à necessidade de cada um» e as CIM podem ter «um papel muito importante».

O secretário de Estado notou que os equipamentos são importantes para combater as assimetrias regionais, incluindo entre as zonas do interior e do litoral, mas salientou a necessidade, a par da descentralização, de que cada comunidade se procure afirmar através da valorização do que a distingue.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI