Secretário de Estado da Proteção Civil satisfeito com a operação Floresta Segura

Confagri 15 Mar 2019

A operação Floresta Segura 2019 envolveu, até ao momento, 7237 patrulhas e percorreu mais de 562 mil quilómetros. O secretário de Estado da Proteção Civil elogiou esta quinta-feira a forma como está a decorrer a operação Floresta Segura 2019, da GNR, que, até ao momento, envolveu 7237 patrulhas e percorreu mais de 562 mil quilómetros.

Em declarações à agência Lusa, José Artur Neves salientou que os militares da GNR do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente e do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro realizaram quatro mil ações de sensibilização, que envolveram 66 mil pessoas.

«O reflexo deste trabalho é extraordinário. A reação que nos transmitem é que a aceitação destas obrigações de limpeza] é muito boa e sentimos que a população portuguesa e os autarcas estão muito mais envolvidos com esta tarefa, que é obrigatória desde 2006», disse o governante.

Segundo José Artur Neves, este ano «já não se sente muitas reações negativas, antes pelo contrário» nas abordagens do dispositivo da GNR que está a percorrer as 1142 freguesias distribuídas por 190 municípios identificados como tendo lugares em risco.

«Sente-se, este ano, que há outro conhecimento relativamente a esta disposição legal e também mais empresas a prestar o serviço nos meios rurais, além de que se sente que a população e municípios se preparam melhor e que há outra cultura de segurança enraizada nos portugueses», sublinhou.

Salientando que há «ainda muito trabalho para fazer», o secretário de Estado da Proteção Civil referiu que, até final de março, ficará concluído o levantamento cartográfico em todas as 1142 freguesias e ainda em outras que não estavam identificadas como estando em risco.

A partir de 1 de abril, as forças de segurança voltam ao terreno para verificar o que continua ou não em incumprimento e nessa altura serão levantados autos de contraordenação e informados os municípios para garantirem a limpeza nos meses de abril e maio.

Fonte: Público

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI