Sector cooperativo promove melhor redistribuição da riqueza

Confagri 10 Mai 2021

Fonte: correiodominho.pt

Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este está a celebrar 90 anos de existência. Ontem promoveu um debate sobre responsabilidade e impacto social do sector cooperativo.

O ganho mensal médio dos trabalhadores do sector cooperativo é superior aos da economia social ou da economia nacional, sendo também nas cooperativas que a redistribuição da riqueza gerada é maior, revelou ontem Eduardo Pedroso, economista a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, na conferência online sobre Cooperativismo, Responsabilidade Social e Impacto Social Local, organizada pela Cooperativa Eléctrica do Vale d’Este (CEVE).

Segundo o responsável pelas estatísticas e base de dados da CASES, as 2 343 cooperativas registadas em Portugal em 2016 eram responsáveis por 0,6% do emprego, estando o sector em crescimento desde então.

Eduardo Graça, também da CASES, adiantou que o cooperativismo é um sector em crescimento e rejuvenescimento moderados, sublinhando que “a economia social, e particularmente o sector cooperativo, é bastante resiliente às crises económicas”.

No passado mês de Abril, foram criados nove novas cooperativas e extintas três, reconhecendo Eduardo Graça que este é ainda “um sector subalternizado na nossa sociedade e na nossa economia”.

Luís Macedo, presidente da CEVE, relevou esta cooperativa criada há 90 anos, que faz distribuição de electricidade de baixa tensão em nove freguesias do concelho de Famalicão e cinco do concelho de Barcelos, como “um importante agente de desenvolvimento local.

A CEVE e mais nove outras empresas congéneres são responsáveis por 0,5 por cento do mercado de electricidade de baixa tensão em Portugal.

Enquanto “agente histórico no território, explanando o legado dos seus 90 anos, a sua missão social e os resultados da sua responsabilidade social com a comunidade local, a empresa pretende fomentar o conhecimento da importância e impacto das cooperativas no desenvolvimento social e económico local”.

A CEVE foi fundada oficialmente no dia 18 de Dezembro de 1930, data da sua escritura pública, lavrada pelo notário António Ângelo Pinheiro da Gama, de Vila Nova de Famalicão. Tem sede na freguesia de Louro.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi