Seia planta 500 carvalhos na Mata do Desterro

Confagri 07 Mar 2019

A Câmara de Seia vai plantar cerca de 500 carvalhos das variedades alvarinho e negral na Mata do Desterro, uma área protegida que foi afetada pelos incêndios de outubro de 2017.

A ação de reflorestação é promovida no sábado pelo município de Seia, através do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela e do Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com a União das Freguesias de Seia, São Romão e Lapa dos Dinheiros e o Movimento de Cidadãos Por uma Estrela Viva.

A autarquia refere em comunicado divulgado esta quinta-feira que a plantação de espécies endógenas da região acontece «numa área particularmente afetada pelos incêndios, na Mata do Desterro (Senhora do Desterro), onde se realizaram os trabalhos de estabilização dos solos, no inverno de 2017/2018».

«Na altura, a iniciativa permitiu a minimização da erosão dos solos, que em muito contribuíram para a proteção da bacia de drenagem onde é recolhida a água para abastecimento público, criando por sua vez condições para a recuperação dos espaços florestais, como está subjacente nesta ação», indica.

Segundo a fonte, a ação de reflorestação a realizar na Mata do Desterro está aberta à participação de voluntários, que devem inscrever-se previamente junto do município de Seia.

Aos participantes a organização aconselha o uso de botas, agasalho, impermeável, luvas de trabalho, bem como de um pequeno lanche e água. O transporte é da responsabilidade dos participantes e o ponto de encontro será junto ao coreto, na Senhora do Desterro, pelas 09H00.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI