Sessão sobre a Floresta de Trás-os-Montes em Mogadouro teve grande alcance

Confagri 21 Set 2018

Realizou-se, ontem, a Sessão da responsabilidade da enZIF- Federação Nacional das Entidades Gestoras de Zonas de Intervenção Florestal em Mogadouro, dedicada à Floresta de Trás-os-Montes. Dos temas em destaque, realçamos o “Futuro dos Sobreiros em Trás-os-Montes” e “ A Importância das ZIF´s”, apresentados por técnicos especialistas destas áreas.

O Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, na sua intervenção na abertura dos trabalhos, transmitiu estar ciente das dificuldades e recetivo a ouvir as preocupações e soluções trazidas pelo debate.

A CONFAGRI, representada pela Secretária-Geral Adjunta, Aldina Fernandes, e a FENAFLORESTA, representada pelo seu Secretário-Geral, Luís Calaim, expressaram o seu agradecimento à enZIF e o seu apoio à APATA- Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais por poderem participar numa iniciativa que expressa a defesa da agricultura e da floresta da região de Trás-os-Montes.

 

De acordo com a Secretária-Geral Adjunta da CONFAGRI “Um dos aspetos críticos do Setor Agroflorestal é a capacidade de Organização entre os agentes, trata-se de um processo moroso e difícil, mas que é crucial resolver.

Para um associativismo bem sucedido, há necessidade de no modelo de pirâmide a associação ser eficaz, nomeadamente, o associativismo nas Associações e Cooperativas locais, nas Federações setoriais e nas Confederações.”.

Adiantou, também, “ A CONFAGRI está certa de que aqui irá nascer uma atividade com escala e resultados com peso para esta região e que nos orgulhamos de poder contribuir.”

 

 

Dirigindo-se a Armando Pacheco, Presidente a enZIF e da APATA, a dirigente da CONFAGRI deixou expresso o reconhecimento pelo trabalho já desenvolvido e o incentivo para o muito trabalho ainda por fazer, podendo, para tal, contar com a garantia do apoio operacional e reivindicativo da CONFAGRI.

A forte adesão, sala sobrelotada, e o sucesso desta Sessão demonstram a necessidade de ações deste cariz e as preocupações que a população desta região tem com a gestão do seu espaço florestal, a que a enZIF e a APATA, muito eficazmente, deram voz.

 

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI