A Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores assinou, esta quinta-feira, dia 10 de janeiro, no Montijo, na presença do secretário de Estado de Alimentação e Veterinária, Luís Medeiros Vieira, um protocolo que permite a criação do Prémio Especial Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, uma das distinções a ser atribuída no evento anual Porco D’Ouro, a gala que distingue os melhores produtores a nível nacional e que este ano será realizada a 21 de junho.
O Prémio Especial Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural decorre da assinatura de um protocolo de colaboração com a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e visa, entre outros aspetos, premiar as explorações suinícolas que manifestem um melhor desempenho ambiental na prossecução da sua atividade.
Foto: Assinatura do Protocolo
No Montijo, foi também apresentado o novo Sistema Informativo da Sanidade dos Suínos, uma plataforma informática acessível através da Internet e na qual todos os intervenientes poderão atualizar os registos relevantes no que respeita à sanidade animal nas suas explorações.
«Um dos principais benefícios desta inovação é a facilitação dos procedimentos relativos à exportação de carne de porco e de animais vivos, uma vez que, para qualquer país de destino, o conhecimento do estatuto sanitário dos animais é uma das condições essenciais para a decisão de compra. O facto de esta plataforma permitir um controle em tempo real da situação sanitária do país é para nós de extrema relevância», afirma Vítor Menino, presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS).
Acrescenta aquele responsável que «esta plataforma permite, igualmente, conhecer os procedimentos relativos ao ambiente e biossegurança nas explorações, questões que não podem ficar de fora na avaliação da qualidade de quem produz».
Fonte: FPAS