Suinicultores nacionais vão exportar um milhão de porcos para a China

Confagri 17 Mai 2018

Um grupo de inspetores sanitários chineses anda esta semana em Portugal a fiscalizar as condições de abate dos porcos, numa altura em que os suinicultores nacionais estão à beira de fechar um acordo para exportar milhares de toneladas de carne para a China.

O presidente da Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores (FPAS) diz que a meta é exportar 30 por cento da produção portuguesa de porcos para a China em 2019 e se tudo correr bem com a inspeção sanitária começar a enviar a carne no último trimestre de 2018.

Nos primeiros tempos serão exportados 12 mil porcos por semana para a China, quase mil toneladas de carne, o que por mês dará algo como 48 mil porcos. Para 2019, o objetivo é maior e chegar a um milhão de porcos para o mercado chinês, ou seja, 80 mil toneladas.

O presidente da federação de suinicultores, Vítor Menino, adianta que as negociações com as autoridades chinesas estão quase fechadas e a China é o maior mercado mundial de consumo de carne de porco, sendo fundamental para aumentar as margens dos produtores portugueses, sendo possível, pela concorrência dos consumidores chineses, um ligeiro aumento dos preços para os consumidores portugueses.

A exportação de carne para a China vai ser um dos temas da Feira Nacional do Porco que se realiza a partir desta quinta-feira, no Montijo.

Fonte: TSF

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi