Treze albufeiras com menos de 40 por cento de água no final de outubro

Confagri 06 Nov 2018

Treze das 60 albufeiras monitorizadas em Portugal continental tinham em outubro reservas inferiores a 40 por cento do volume total e apenas cinco estavam acima dos 80 por cento, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos.

No último dia do mês de outubro e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se uma descida no volume armazenado em todas as bacias hidrográficas monitorizadas, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).

A bacia do Guadiana era a que apresentava no final de outubro maior disponibilidade de água (76,7%), seguida da do Douro (63%), Tejo (62,8%), Mira (59,6%), Arade (57,5%), Mondego (57,4%), Cávado (56,5%), Barlavento (55,7%), Oeste (49,7%) e Sado (43,9%).

As bacias do Lima (25,2%) e Ave (36,6%) tinham o número mais baixo no final de outubro.

Os armazenamentos de outubro de 2018 por bacia hidrográfica apresentam-se contudo superiores às médias de outubro (1990/91 a 2016/17), exceto para as bacias do Douro, Tejo, Sado, Guadiana e Arade. A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI