No Cinquentenário da morte de António Sérgio, a CASES presta Tributo ao homem intelectual e igualmente ativo, que desenvolveu uma ampla atividade política, entenda-se aqui, não apenas dentro de uma lógica partidária e governativa, mas também como um modo específico de encarar as coisas do mundo: entender o homem como igual, seja qual for o seu credo, raça ou nacionalidade, condição social ou situação financeira e pensar o ensino não apenas como um sistema, mas onde se cria e pensa livremente.
Desde a sua visão crítica da glorificação dos descobrimentos até à ideia de cooperativismo como modelo de uma sociedade essencialmente horizontal, onde todos ajudam todos para um bem comum, António Sérgio foi um homem moderno e cosmopolita, e é esse espírito, hoje um pouco esquecido, que este Tributo com o seu nome pretende reavivar.
Passam agora cinquenta anos da sua morte, pelo que interessa perceber o que em António Sérgio ainda nos é contemporâneo e não apenas histórico. O que ficou da sua obra e trabalho, das suas reflexões e intenções. Das ideias cooperativas, associações horizontais, economia social e do ensino autónomo, num Tributo constituído pela Exposição Sérgio 19, a cerimónia de entrega do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2018 e a apresentação do livro Código Cooperativo Anotado.
A Exposição Sérgio 19, na Assembleia da República, a 23 de janeiro, pelas 18H00, pretende, senão responder a todas estas questões, pelo menos disponibilizar dados, documentos, notícias e objetos que visam propor ao visitante possibilidades de resposta e, igualmente, encarar o pensamento de Sérgio como algo pertinente e vivo.
O Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2018, nas respetivas categorias, será entregue na Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), no dia 24 de janeiro, pelas 14H00, numa cerimónia que conta com a presença de ilustres personalidades da sociedade, política e cultura portuguesas.
No dia 6 de fevereiro, na Assembleia da República, pelas 18H30, decorre a apresentação do livro Código Cooperativo Anotado. Este livro, fruto de uma iniciativa das Professoras Deolinda Meira e Elisabete Ramos, é muito mais do que um conjunto de anotações a uma lei aprovada pela Assembleia da República. Trata-se de um robusto contributo para a interpretação e compreensão de cada uma das normas que o integram e que contribui para um debate aberto e plural que honra a própria natureza do movimento cooperativo.
Em anexo: Programa Tributo António Sérgio 2019
Fonte: CASES