UE: Superfície de culturas arvenses estável por preços baixos e elevados custos de produção

Confagri 07 Fev 2018

Os agricultores são afetados por fenómenos climáticos extremos, como a grave seca em Portugal e Espanha e inundações em zonas do norte da Europa.

As primeiras estimativas do Copa-Cogeca sobre cereais na União Europeia dos 28, publicadas esta quarta-feira, mostram que a superfície cultivada é 1,4 por cento inferior ao nível do ano passado, alcançando 54,9 milhões de hectares.

Os agricultores são afetados por fenómenos climáticos extremos, como a grave seca em Portugal e Espanha e inundações em zonas do norte da Europa. A oferta supera a procura pelo sexto ano consecutivo, o que coloca os preços de mercado abaixo dos custos de produção. O Copa-Cogeca defende que para reduzir os custos de produção é necessário eliminar as tarifas sobre as importações de fertilizantes.

Em relação às estimativas para as sementes oleaginosas, o Copa-Cogeca prevê uma superfície estável, apenas 0,2 por cento inferior ao ano anterior até os 11,78 milhões de hectares. No entanto, os preços são baixos, também devido à grande oferta mundial e às elevadas existências. O Copa-Cogeca insta ainda a Comissão a implementar um imposto compensatório sobre as importações de biodiesel provenientes da Argentina.

A área de culturas proteaginosas também permanece muito estável em 1,1 milhões de hectares, cerca de menos 0,4 por cento, segundo o Copa-Cogeca, com diminuições em alguns países tendo em vista a proibição de produtos fitossanitários em Superfícies de Interesse Ecológico (Greening). 

A União Europeia enfrenta um défice no fornecimento de proteaginosas, razão pela qual o Copa-Cogeca apoia a iniciativa da Comissão de apresentar uma informação sobre a estratégia de culturas proteaginosas antes do final do ano, sublinhando os seus claros benefícios ambientais em termos de redução de emissões de gases com efeito de estufa, benefícios para a biodiversidade e para melhorar a qualidade do solo.

CS

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI