Ultrapassando o COVID-19: é hora de Solidariedade!

Confagri 06 Abr 2020

Fonte: cases.pt

Social Economy Europe (SEE) entidade europeia representativa da Economia Social, de que a CASES é membro, escreveu uma carta aberta aos Presidentes da Instituições Europeias (Comissão, Conselho e Parlamento) – Ultrapassando o COVID 19: é hora de Solidariedade! – chamando a atenção das Instituições e Estados-Membros para o papel fundamental que as entidades da Economia Social, pelos seus valores e forma de atuação, desempenham na superação da pandemia e das suas consequências sociais e económicas.

Assim, a SEE exorta as Instituições Europeias e os Estados-Membros a desenharem medidas de apoio que enquadrem todos os atores económicos e sociais, nomeadamente as entidades de Economia Social, não as excluindo de programas dedicados a empresas e particularmente a PME, ajudando-as a ultrapassar esta crise, nomeadamente tendo em conta o seu papel chave neste combate, como demonstram as diversas atividades que estão a ser desenvolvidas ou as medidas tomadas pelos Estados-membros e que são aplicáveis ao setor em diversos países (alguns exemplos, incluindo o Português, podem ser encontrados no anexo à Carta).

A SEE congratula-se também com as medidas tomadas pelas Entidades Europeias e Estados-Membros, como a Iniciativa de Investimento de Resposta ao Coronavírus ou o Quadro Temporário de Auxílios Estatais, entre outras.

A SEE finalmente apela à unidade e solidariedade europeias, que deverão ser traduzidas em apoios financeiros, nomeadamente através de um Plano Europeu de Reconstrução Económica e em investimentos estratégicos sem precedentes na Economia Social, em áreas inovadoras e estratégicas, como a saúde, inovação social, serviços sociais, digitalização, inclusão, economia circular, indústria, produção de energias renováveis, educação e formação, eficiência, agroalimentar, transportes, etc., constituindo o Plano Europeu para a Economia Social, anunciado pela Comissão para 2021, uma oportunidade única de pôr a Economia Social no centro dos esforços para restaurar o crescimento sustentável e a coesão social na Europa.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI