União Europeia adota meta obrigatória de 32 por cento de energias renováveis até 2030

Confagri 14 Jun 2018

A União Europeia estabeleceu esta quinta-feira uma meta vinculativa de 32 por cento de energia de fontes renováveis para 2030 e que pode ser revista em alta até 2023.

O Parlamento Europeu (PE) e o Conselho da União Europeia (UE) chegaram esta quinta-feira a acordo sobre a proposta da Comissão Europeia e que estabelece uma meta obrigatória de 32 por cento de energia obtida de fontes renováveis até 2030, um equilíbrio entre os 27 por cento aprovados em dezembro pelos Estados-membros e os 35 por cento pedidos pelo PE.

O novo quadro regulamentar aprovado pelos colegisladores inclui uma meta vinculativa em matéria de energias renováveis para a UE para 2030, de 32 por cento, com uma cláusula de revisão em alta até 2023.

Até 2020, recorde-se, 20 por cento da energia consumida tem que ser proveniente de fontes renováveis, que são as provenientes de recursos naturais, como rios, vento, biomassa, Sol, ondas do mar e calor da Terra que se renovam de forma natural e regular, de um modo sustentável, mesmo depois de serem usadas para gerar eletricidade ou calor.

A Comissão Europeia já saudou o acordo entre o PE e o Conselho da UE, considerando que as novas regras adotadas permitem ainda que a o bloco europeu «mantenha a seu papel de liderança na luta contra as alterações climáticas, na transição para uma energia limpa e no atingir dos objetivos traçados pelo Acordo de Paris».

Em comunicado, Bruxelas salientou também estar criado um ambiente que permite acelerar o investimento público e privado na modernização e inovação em todos os setores chave.

Fonte: Diário de Notícias, Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI