O município de Valença vai criar em junho três faixas de contenção de incêndios florestais, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, publicado esta quarta-feira em Diário da República.
O Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) está «focado na prevenção, sobretudo dos aglomerados urbanos», disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Valença, segunda cidade do distrito de Viana do Castelo, Jorge Mendes, destacando «a criação de faixas de contenção nas áreas mais sensíveis do concelho».
Contactado a propósito da publicação do PMDFCI em Diário da República, o autarca social-democrata adiantou que, «em junho, vão ser criadas três faixas de contenção de incêndios florestais, abrangendo as áreas mais sensíveis de cinco freguesias do concelho».
Segundo Jorge Mendes, o plano visa «desenvolver um sistema de deteção e vigilância articulado e eficaz e mobilizar rapidamente os meios de combate para extinguir os incêndios na sua fase inicial».
O Aviso (extrato) nº7294/2019, de 24 de abril, que «segue as diretrizes do Plano Operacional Distrital, que por sua vez se apoia na Diretiva Operacional Nacional, pretende ainda diminuir o número de reacendimentos e evitar o risco para a população, seus bens e atividades».
De acordo com o aviso hoje publicado, o Plano Municipal da Defesa da Floresta contra Incêndios de Valença 2018-2027 foi sujeito a discussão pública e aprovação pelo executivo. A assembleia municipal aprovou o documento em março.
Fonte: Lusa