O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou estar «em curso» um investimento de 600 mil euros na prevenção de fogos florestais, sendo que, por ano, o município destina 1,3 milhões de euros para aquele fim.
José Maria Costa adiantou que os 600 mil euros estão a ser aplicados «na melhoria das condições da rede viária florestal, limpeza das envolventes das zonas empresariais, aglomerados urbanos».
José Maria Costa revelou que «a atualização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) já foi enviada para o Instituo de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) para aprovação final».
Referiu que o município «já fez novo pedido ao Ministério da Defesa para a celebração de um protocolo como o município para ser disponibilizada uma equipa do Exército que garantir a vigilância das florestas».
José Maria Costa acrescentou que foi também solicitado ao Governo um «reforço de bombeiros para aumentar a capacidade de resposta dos corpos existentes na região», durante o período crítico dos incêndios florestais.
Fonte: Lusa