VII edição do Prémio Cooperação e Solidariedade António Sérgio
Francisco Silva distinguido com Prémio Carreira
No Cinquentenário da morte de António Sérgio, Francisco Silva, secretário-geral da CONFAGRI, recebe o Prémio de Honra Personalidade da Economia Social 2018, na categoria Honra à Carreira, pelo extenso e relevante percurso profissional ligado ao setor cooperativo agrícola e do crédito agrícola.
A Cerimónia Pública de entrega do Prémio vai ter lugar no dia 24 de janeiro, pelas 16h15, e está integrada no Tributo a António Sérgio que a CASES decidiu organizar para assinalar a data da morte deste escritor, pensador e pedagogo que deixou marcas nas áreas da educação, da democracia e da cooperação.
Este Prémio, atribuído anualmente, visa distinguir pessoas singulares pela sua dedicação, ação e estudo na área da Economia Social, designadamente, pela sua carreira na gestão de entidades e/ou estudo do setor, promoção de ações inovadoras e sustentáveis; criação ou reforço de dinâmicas interinstitucionais; divulgação e contribuição para a relevância pública do tema; capacidade de mobilização social e melhoria das relações do setor com o Estado.
Francisco Silva, um percurso ao serviço da Economia Social
A CASES destaca o extenso e relevante percurso profissional de Francisco Silva ligado ao setor cooperativo agrícola e do crédito agrícola, salientando-se a função de secretário-geral da CONFAGRI, protagonizando, desde a sua criação, o processo de crescimento, consolidação e determinação no setor cooperativo e na Economia Social.
Salientou-se também no processo de afirmação e fortalecimento do setor da Economia Social em Portugal, assinalando-se a realização do Congresso Nacional da Economia Social e a criação da Confederação Portuguesa da Economia social (CPES), onde foi eleito, por unanimidade, Presidente do grupo de trabalho da Comissão Organizadora do Congresso. Diferenciou-se, ainda, pelo seu empenhamento e capacidade de estabelecer pontes entre todos os intervenientes.
É com orgulho que a CONFAGRI acolhe este importante reconhecimento público da carreira do seu secretário-geral no setor cooperativo agrícola, do crédito agrícola e da economia social e, ao mesmo tempo, com enorme responsabilidade, pelos desafios que se colocam ao futuro deste setor.
Em anexo: Programa da sessão de 24 de janeiro