Vouzela pede apoio ao ICNF para resolver redução de fauna cinegética

Confagri 19 Nov 2018

O presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, pediu apoio ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para solucionar a redução de fauna cinegética no concelho, provocada pelos incêndios de outubro do ano passado.

«Preocupado com o impacto provocado pelos incêndios florestais de 15 de outubro de 2017 na fauna cinegética do concelho de Vouzela», no distrito de Viseu, o presidente do município «solicitou apoio para a resolução do problema» ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), anunciou a Câmara Municipal de Vouzela, distrito de Viseu, numa nota enviada à agência Lusa.

Sublinhando que tem havido uma «redução brutal das espécies cinegéticas», Rui Ladeira pediu ao diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro a intervenção do ICNF, desde logo, para que seja feita «uma avaliação técnica do impacto negativo verificado com este incêndio».

Além disso, defende também que é necessário que o INCF faça uma «reposição imediata de efetivos cinegéticos que permita corrigir a cadeia alimentar e o ecossistema». É igualmente prioritário definir e instalar «vários campos de alimentação e merouços que salvaguardem a adaptação desses efetivos cinegéticos», salienta o autarca.

«Disponibilizando-se para adquirir efetivos cinegéticos, como coelho bravo e perdiz ou participar noutros investimentos que o ICNF considere adequados», o autarca «reforça que esta é uma preocupação partilhada pelos agentes locais ligados ao setor, nomeadamente clubes de caça e pesca e responsáveis políticos».

Os incêndios de outubro de 2017 consumiram cerca de 75 por cento da área do concelho de Vouzela, provocando perdas superiores a oito milhões de euros na agricultura, segundo estimativas da câmara municipal, adiantadas em janeiro deste ano.

As chamas percorreram mais de 85 por cento da área florestal do município, além de ter atingido diversas empresas, o fogo destruiu 63 casas de primeira habitação e afetou cerca de uma centena de outros edifícios, alguns dos quais segundas habitações, de acordo com a câmara, que calculou em 4,75 milhões de euros os prejuízos provocados só em infraestruturas e equipamentos municipais.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi