44.º Aniversário da Cooperativa “A Lavoura”. Roteiro da Lavoura para a Sustentabilidade

Confagri 22 Abr 2019

No passado dia 17 de abril, no Salão Nobre da Cooperativa A Lavoura de Paços de Ferreira, decorreu um convívio entre agricultores para assinalar o 44º aniversário da cooperativa.

Uma vez mais a casa esteve repleta de associados e parceiros da Cooperativa. A ocasião foi aproveitada para num primeiro momento acontecer uma Sessão de Informação e esclarecimento sobre as novas regras de fogueiras e queimadas, uma apresentação que esteve a cargo do Vereador do Pelouro do Ambiente Dr. Paulo Ferreira.

A Sessão Solene foi aberta pelo Presidente da Cooperativa, Idalino Leão, que salientou o facto desta sessão contar com a presença da nova Diretora Regional de Agricultura do Norte, Eng.ª  Carla Alves, uma pessoa em que o sector e a região depositam muitas esperanças.

Continuou realçando o orgulho de pertencer a AGROS e defendeu que os agricultores que trabalham com as empresas do grupo devem ser descriminados positivamente. Transmitiu aos presentes que “temos que nos manter unidos em defesa do nosso sector, pois somos cada vez menos.”

Tendo em conta o contexto atual do sector agrícola, a cooperativa desafiou a Câmara Municipal a estabelecer um protocolo que vise informar a população sobre atividade agrícola do concelho. Este projeto promovido pela cooperativa tem a designação de “ Roteiro da Lavoura para a sustentabilidade” e tem como objetivo informar e promover os produtos agrícolas locais, envolvendo a Cooperativa, a Câmara Municipal, a comunidade estudante, IPSS e Centros de Saúde. No âmbito deste protocolo irão decorrer uma serie de iniciativas ao longo do ano, tais como:

– Visitas de alunos a explorações agrícolas (leite; carne; hortícolas, frutícolas…);

– Visita aos mercados agrícolas locais;

– Seminários e palestras informativas em parceria com escolas/IPSS/ Centros de Saúde;

– Distribuição de um pacote de leite AGROS e de uma brochura explicativa sobre os benefícios do leite, por toda a comunidade educativa do concelho;

– Possibilidade de fornecimento de cantinas públicas com produtos de origem cooperativa;

O Presidente da Cooperativa, Idalino leão, defendeu que este pode ser um projeto replicado em outras regiões, pois o desconhecimento sobre o mundo rural é muito e cabe ao sector passar a verdadeira e real informação aos consumidores.

A Diretora Regional de Agricultura do Norte, Eng.ª Carla Alves, agradeceu o convite para estar presente e afirmou que o sector cooperativo e a região podem contar consigo e com o seu empenho para defender os interesses dos agricultores.

O Presidente da AGROS, Sr. José Capela, afirmou que é sempre um gosto estar com os agricultores nas suas cooperativas. O futuro passa por ganhar escala também nas compras dos fatores de produção e informou os produtores de leite presentes que também defende que os produtores que trabalham com a AGROS devem ser diferenciados positivamente e que esse é um caminho que terá que ser feito.

O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Humberto Brito, referiu que é sempre um prazer estar na cooperativa, que é uma das instituições mais simbólicas e prestigiantes do concelho de Paços de Ferreira. Sobre o protocolo, realçou a pertinência do mesmo e que a Camara Municipal não podia deixar de participar neste desafio da cooperativa.

 

 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI