O Governo dos Açores inicia na terça-feira a exibição de cinco vídeos para sensibilizar a população sobre temáticas relacionadas com o controlo de roedores, proteção do bem-estar animal, consumo de produtos hortícolas e leite e aplicação de fitofarmacêuticos.
«São pequenos vídeos que abordam a natureza açoriana, a nossa qualidade de vida e também o contributo que cada um pode dar neste sentido, seja no que se refere ao controlo de roedores ou nas questões do bem-estar animal», afirmou o secretário regional da Agricultura e Florestas.
João Ponte falava em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, ilha de São Miguel, na apresentação da campanha de sensibilização à população, acrescentando que, independentemente do quadro legal e das políticas do Governo Regional, cada residente no arquipélago «é chamado a contribuir» em matérias importantes para «uma região mais desenvolvida e mais cuidada».
Os cinco filmes, com a duração até 1 minuto e 20 segundos, foram realizados durante o ano passado e começam a ser exibidos na RTP/Açores a partir de terça-feira e ainda nas redes sociais e no portal do Governo dos Açores.
O titular da pasta da Agricultura explicou que «cada filme será exibido durante um mês, no prazo de cinco meses», com o propósito de fazer chegar esta campanha «ao maior número possível de pessoas».
Estes vídeos têm como enquadramento geral a referência à elevada qualidade de vidas dos Açores, apelando à preservação destes valores e identidade açoriana. «São vídeos que apelam à sensibilização das pessoas, à necessidade de contribuir para duas temáticas importantes, nomeadamente a questão do controlo de roedores, que é uma questão muito atual e que depende da ação de cada um de nós no seu meio», salientou João Ponte.
Outra vertente importante, segundo o governante, abordada nestes vídeos «é o apelo ao consumo de produtos produzidos nos Açores, nomeadamente o leite e produtos hortícolas».
«Ao fazermos isto estamos a valorizar o que produzimos e a defender as nossas produções e isto representa muito para a nossa economia, já que a produção do leite é a principal atividade económica da região, a que gera mais exportações e mais riqueza», sustentou.
Quanto à aplicação dos produtos fitofarmacêuticos para prevenir pragas e doenças nas culturas agrícolas, o secretário regional da Agricultura e Florestas lembrou que houve uma nova legislação aplicada a região, daí o apelo para a responsabilização dos agricultores e população.
João Ponte adiantou ainda que o executivo açoriano pretende conceder ao longo deste ano mais cinco vídeos com outras temáticas. «No caso do leite, tudo vamos fazer para que esta campanha tenha impacto a nível nacional na defesa de uma produção que é açoriana e de excelência e isso naturalmente não substitui outro tipo de campanhas que a indústria deve e pode fazer com o objetivo de valorizar também o rendimento de toda a fileira do setor», vincou ainda.
Fonte: Lusa