Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural – Orçamento do Estado de 2019

Confagri 07 Nov 2018

No âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, foi ouvido esta quarta-feira na Assembleia da República.

De acordo com a Nota Explicativa publicada esta quarta-feira, no site da Assembleia da República, no que diz respeito ao enquadramento, lê-se que, em 2019, a ação governativa prosseguirá a sua ação nos três eixos principais antes definidos no quadro do Programa Nacional de Reformas, nomeadamente dos pilares Inovação e Valorização do Território:

  • Dinamizar o potencial económico da agricultura, assente na dinamização do investimento privado e público em inovação e aumento da produtividade dos fatores, para assegurar a competitividade das explorações agrícolas e das empresas agroalimentares, manter a trajetória de internacionalização e melhorar o autoaprovisionamento, proteger o rendimento dos agricultores e a produção de bens públicos agroambientais.
  • Promover o desenvolvimento rural e a coesão territorial, apoiar a pequena agricultura e os jovens agricultores, contribuir para a gestão e preservação dos recursos água, solo e biodiversidade, promover a investigação, a proteção dos produtos de qualidade e assegurar a segurança alimentar e a sanidade animal.
  • Fomentar a gestão florestal sustentável, valorizar os recursos florestais, reforçando o ordenamento florestal e a produtividade das principais fileiras silvo-industriais, apoiar a melhoria das organizações de produtores e da gestão interprofissional, promover a certificação florestal, bem como a primazia da proteção das florestas face aos incêndios e aos agentes bióticos nocivos.

O documento está disponível na íntegra, em anexo:

Nota Explicativa: Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural – Orçamento do Estado 2019 (Debate Parlamentar)

 

Fonte: Assembleia da República 

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI