Agricultura madeirense gerou rendimento líquido de 60,4 ME em 2016

Confagri 24 Mai 2018

O setor agrícola na Madeira registou um rendimento líquido de 60,4 milhões de euros em 2016, com destaque para a produção de vinho e banana, o que demonstra a sua importância na economia regional, realçou o presidente do Governo.

«O ciclo que estamos a atravessar é de crescimento económico em todas as valências e todos os setores produtivos da Região Autónoma da Madeira estão a crescer, incluindo a agricultura», disse Miguel Albuquerque, salientando que só a produção de vinho gerou rendimentos na ordem 19 milhões de euros, ao passo que a produção de banana atingiu as 22 mil toneladas, um valor recorde.

O chefe do executivo madeirense fez estas declarações no Funchal, durante a entrega de apoios a 53 projetos agrícolas, que contabilizam um investimento total de 6,3 milhões de euros, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM 2020).

As ajudas destinam-se a explorações agrícolas, 43 candidatura, e ao arranque da atividade para jovens agricultores, nove candidaturas, bem como a um projeto de conservação e desenvolvimento sustentável de recursos genéticos na agricultura, apresentado pela Universidade da Madeira.

«A agricultura continua a ter um papel muito importante na região e para isso basta analisar os números de 2016. Sendo que os de 2017 ainda não estão fechados, onde se verifica que o rendimento líquido foi de 60,4 milhões de euros», disse Miguel Albuquerque, sublinhando que do ponto de vista da rentabilidade o setor continua a ser rentável.

O PRODERAM 2020, um mecanismo financeiro da União Europeia, disponibiliza 179 milhões de euros para investimentos no setor primário regional, circunstância que leva o presidente do Governo a destacar o papel da Europa.

«O grande contributo para a coesão económica e social e para o desenvolvimento da Madeira não resulta dos apoios do Estado português, mas fundamentalmente da nossa integração europeia», afirmou.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI