AgriFuturo: Associação de agricultores nasce em antiga escola primária

Confagri 04 Mar 2019

As antigas instalações da escola primária de Carrazedo de Montenegro foram transformadas e são agora a sede da AgriFuturo, uma associação de agricultores que nasce para valorizar e defender a agricultura.

O presidente da AgriFuturo, Lino Sampaio, revelou à A Voz de Trás os Montes que esta foi uma forma de criar algum desconforto, pois «quem não grita não se faz ouvir». «Sentimos falta de apoio, não temos ninguém que nos represente, por isso pretendemos colmatar uma lacuna que existe no setor».

Com especial incidência na valorização da castanha judia, o objetivo passa por promovê-la durante todo o ano, através da restauração de rotas específicas, de vários tipos de turismo. Este fruto é uma das maiores preocupações da associação, sobretudo com a ameaça da vespa das galhas do castanheiro. «Estamos a sentir a ameaça desta praga, por isso vamos assumir projetos de cooperação, aconselhamento, divulgação e promoção do setor, que tem vários desafios pela frente», revela o presidente, acrescentando que ainda vale a pena apostar na agricultura. «É um setor com grande potencial e sabemos que podemos fazer muito mais. Ou seja, temos muito, mas estamos a fazer pouco para tirar os devidos dividendos. Por isso, vamos remar contra estas situações».

Revelando que na região se produz a «melhor castanha do mundo», Lino Sampaio refere que é necessário também apostar em outras culturas, como a amêndoa, que tem grande potencial de crescimento. «A amêndoa ou o pistacho são culturas interessantes e que trazem uma boa rentabilidade», que podem vir ajudar os agricultores a ter outro suporte financeiro quando há quebras na produção da castanha judia, por exemplo.

A associação junta agricultores «com sangue novo, cujo objetivo principal será a defesa dos seus legítimos interesses, para a construção de um presente e de um futuro melhor para todos». A AgriFuturo conta já com 100 associados e tem as portas abertas para quem quiser «agarrar esta oportunidade de dar volta aos seus agronegócios».

Fonte: A Voz de Trás os Montes

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi