A promoção do Alentejo como «destino enoturístico de excelência» vai ser feita na 31.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que abre portas na quarta-feira e decorre até domingo.
A ação promocional está a cargo da Rota dos Vinhos do Alentejo, em conjunto com uma dezena de unidades de enoturismo e o apoio da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo.
«O principal objetivo da presença no certame assenta na afirmação do Alentejo enquanto destino enoturístico de excelência», disse o presidente da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), Francisco Mateus.
Considerando a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a realizar na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, como «o evento mais importante do país na área do turismo», o mesmo responsável sublinhou que «faz todo o sentido» a presença dos vinhos do Alentejo.
«É uma oportunidade crucial onde a promoção dos vinhos e a prática do enoturismo vai ao encontro tanto de profissionais da área como de turistas e onde é possível dar a conhecer a essência da região e todas as características que a tornam um dos destinos turísticos mais desejados do país», salientou.
Os vinhos alentejanos, segundo a CVRA, são vendidos para 115 mercados internacionais, tendo a quantidade exportada «triplicado nos últimos dez anos».
Brasil, Angola, Estados Unidos da América, Suíça e Polónia constituem o «top 5 do ranking» dos países importadores dos vinhos alentejanos.
Com oito sub-regiões vitivinícolas, nomeadamente, Portalegre, Borba, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vidigueira, Moura, Évora e Granja/Amareleja), o Alentejo possui cerca de 22 mil hectares de vinha.
Fonte: aicep