Almeirim entrega esta quinta-feira processo para certificação da “caralhota”

Confagri 11 Out 2018

A Câmara de Almeirim vai entregar esta quinta-feira ao Ministério da Agricultura o caderno de especificações para a certificação da “caralhota”, pequeno pão cozido em forno de lenha seguindo «métodos de fabrico ancestrais».

A entrega vai acontecer durante a cerimónia de inauguração da requalificação das antigas instalações do Instituto do Vinho e da Vinha (IVV) em Almeirim, que acolhem, desde 2014, a sede da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Tejo.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Almeirim, no distrito de Santarém, disse à Lusa que o arranjo do edifício para onde se mudou a sede da CVR Tejo em 2014 permitiu dar outras condições e ampliar as instalações, onde funcionam igualmente a Rota dos Vinhos do Tejo e a Confraria Enófila de Nossa Senhora do Tejo, permitindo a criação de um espaço para venda de vinhos e uma zona multifuncional.

O autarca afirmou que vai aproveitar a ocasião para entregar o caderno de especificações para a certificação da “caralhota” ao secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, para submissão à aprovação da União Europeia. Além do pão, Almeirim tem a correr os processos para certificação de outros produtos do concelho, como a Sopa da Pedra e o melão.

Pedro Ribeiro afirmou que a requalificação do edifício que acolheu no passado os escritórios e as oficinas do IVV permite concentrar no mesmo espaço várias entidades relacionadas com um setor que é fundamental para o concelho.

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI