António Costa: «Portugal está disponível para aumentar a sua contribuição» à UE

Confagri 14 Mar 2018

No debate sobre o Futuro da Europa, no Parlamento Europeu, o primeiro-ministro português defendeu que é necessário aproveitar o «otimismo e crescimento dos mercados» e uma «capacidade orçamental própria da zona euro».

O primeiro-ministro português afirmou esta quarta-feira, 14 de março, que «Portugal está disponível para aumentar a sua contribuição» para a União Europeia. No debate sobre o Futuro da Europa, no Parlamento Europeu, António Costa argumentou que só dessa forma a comunidade única poderá enfrentar obstáculos como terrorismo, ameaças externas ou alterações climáticas.

«Não podemos querer mais da Europa sem dar mais à Europa (…) Podem contar connosco. Portugal conta com a Europa, portanto, a Europa pode contar com Portugal», disse, em Estrasburgo, no quadro do ciclo de debates sobre o futuro da União Europeia com chefes de Estado e de Governo. «Precisamos de aproveitar este movimento de otimismo e de crescimento dos mercados», justificou.

Já no final de janeiro, o primeiro-ministro defendeu que, por causa do “Brexit”, os 27 teriam que estar preparados para aumentar as suas contribuições para o orçamento comunitário, se quiserem corresponder aos «anseios legítimos» dos cidadãos. «Se os cidadãos europeus pedem mais à União, os Estados-membros têm que dar mais à União. E por isso, sejamos claros: não podemos querer fazer mais fixando-nos como dogma para o orçamento da União o limite de um por cento do Rendimento Nacional Bruto», explicou, numa intervenção na sessão plenária do Comité das Regiões, em Bruxelas.

Na sua intervenção em Estrasburgo, António Costa reforçou a importância do aumento das contribuições dos Estados-membros para o bloco europeu e a criação de uma «capacidade orçamental própria da zona euro». A seu ver, deveria assentar numa base contratual para melhorar a capacidade de crescimento dos países, um «apoio à convergência». «Não defendo transferências permanentes», assegurou o líder do Executivo. O montante seria aplicado em investimento, que, no caso de Portugal, iria ser destinado à educação, I&D, inovação e formação ao longo da vida, segundo alguns exemplos dos “calcanhares de Aquiles” nacionais enumerados pelo primeiro-ministro.

O governante português foi o terceiro líder europeu a participar neste ciclo de debates com a assembleia, após os primeiros-ministros da Irlanda, Leo Varadkar, em janeiro, e da Croácia, Andrej Plenkovic. Segue-se o presidente francês, Emmanuel Macron, na sessão plenária de abril. Após o debate, que durará cerca de duas horas e será seguido de uma conferência de imprensa conjunta com Antonio Tajani, com quem terá um almoço de trabalho, António Costa encontrar-se-á com os eurodeputados e funcionários portugueses.

Fonte: jornaleconómico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi