Aumenta procura direta de azeitona em Murça devido a quebras a nível internacional

Confagri 23 Nov 2017

Quebras de produção a nível internacional estão a originar um aumento da procura direta de azeitona na zona de Murça por parte de compradores, que oferecem preços aliciantes, disse fonte da cooperativa de olivicultores.

«Temos sócios que estão a ser aliciados por particulares na compra de azeitona a valores muito altos. Acaba por ser uma novidade no mercado regional», referiu Francisco Vilela, dirigente da Cooperativa Agrícola de Olivicultores de Murça.

Em Trás-os-Montes, a segunda maior zona de produção de azeitona do país, o mais usual é a venda de azeite e não a comercialização direta da azeitona.

No entanto, segundo o responsável, devido às quebras na produção de azeitona e à escassez de azeite em outros países produtores europeus, como Espanha, tem-se verificado um aumento da procura de azeitona.

Francisco Vilela disse que são intermediários portugueses ou estrangeiros que estão a ser oferecer valores aliciantes para os produtores, a rondar os 60 cêntimos o quilo, verbas consideradas acima da média. No entanto, frisou, esta situação pode «condicionar a vida das próprias cooperativas».

«Acaba por ser azeite que vai para outros países e, no fundo, na minha opinião estamos a perder riqueza interna porque não estamos a valorizar o nosso produto. A azeitona sai daqui a granel e não colocamos nós as nossas marcas no mercado internacional», salientou.

O responsável considerou ainda que, com esta venda direta, «não há mais-valia para o azeite de Trás-os-Montes».

Fonte: Lusa

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi