Aumento da produção de vinho em Portugal em 2019

Confagri 04 Nov 2019

Fonte: vozdocampo.pt

Portugal é o único Estado da União Europeia em que a produção de vinho vai aumentar em 2019, segundo as estimativas divulgadas pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV).

exceção de Portugal destaca-se tanto mais quanto se espera neste ano uma redução da produção mundial em 11%, devido às condições climáticas desfavoráveis, desde o gelo à seca, em particular nos três principais países produtores, a saber, Itália, Espanha e França.

Baseada em 28 países, representativos de 85% da produção mundial, a OIV estimou que a produção se situe entre 258,3 e 267,4 milhões de hectolitros, o que dá um valor médio de 262,8 milhões, abaixo dos 294 milhões registados em 2018.

Em Portugal, ao contrário, a produção deve aumentar 10% para 6,7 milhões, 04% acima da sua média quinquenal. Uma primavera muito fria e chuvosa e um verão muito quente e seco são as principais razões detalhadas pela OIV para a diminuição da produção, que se ficou pelos 262,8 milhões de hectolitros.

Mas a OIV também apontou que em 2018 a produção tinha sido “excecionalmente elevada”. A deste ano, comparou, “regressou ao nível médio do período 2007-2016, com exceção de 2013″, em que ocorreu um pico de 291 milhões.

A principal descida relativa verificada em 2019 foi em Espanha, de 24%, para 34,3 milhões de hectolitros, 12% inferiores à média quinquenal.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI