Banco Mundial prevê crescimento da economia global para 2,9 por cento este ano

Confagri 09 Jan 2019

Comércio internacional e investimentos mais moderados, aumento das tensões comerciais e condições de financiamento mais baixas contribuem para abrandamento da economia global, segundo o Banco Mundial.

O Banco Mundial reviu em baixa ligeira as previsões de crescimento da economia global para 2,9% este ano, menos um ponto percentual (p.p.) do que na projeção de junho.

No relatório semestral “Pespetivas Económica Globais”, publicado esta terça-feira, o Banco Mundial salienta a moderação do comércio mundial e dos investimentos, as tensões comerciais e uma diminuição das condições de financiamento como fatores de pressão para a economia mundial, atualizando a projeção de crescimento de três por cento este ano antecipada há seis meses. Para 2020, instituição de desenvolvimento mundial projeta um crescimento de 2,8 pontos, que compara com a anterior previsão de 2,9 por cento, tal como para 2021.

«O comércio internacional e as atividades manufatureiras abrandaram, as tensões comerciais permanecem elevadas e alguns grandes mercados emergentes enfrentam pressões consideráveis do mercado financeiro», salienta o relatório.

O Banco Mundial antecipa que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos da América (EUA) registe um crescimento de 2,5 p.p., enquanto a economia chinesa deverá acelerar 6,2 por cento. Para a zona euro, os economistas do Banco Mundial projetam um crescimento de 1,6 pontos.

«O crescimento económico robusto é essencial para reduzir a pobreza e impulsionar a prosperidade partilhada», disse a vice-presidente de crescimento equitativo, finanças e instituições do Banco Mundial, Ceyla Pazarbasioglu. «Com a deterioração das perspetivas para a economia global, será crucial fortalecer o planeamento da contingência, facilitar o comércio e melhorar o acesso a financiamento para navegar as incertezas atuais e revigorar o crescimento».

Em junho, o Bando Mundial já tinha assinalado que após ter acelerado para 3,1 por cento em 2017 e em 2018, o crescimento da economia global deveria desacelerar este ano e o próximo, em consequência do excesso de capacidade mundial diminuir, os principais bancos centrais ajustarem as políticas monetárias e os exportadores de produtos básicos recuperarem.

Fonte: jornaleconómico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI