Bens de grande consumo ultrapassam os nove mil milhões em 2018

Confagri 08 Fev 2019

No geral, registou-se um aumento de 2,8 por cento. As categorias de alimentação e higiene do lar foram as que mais cresceram no ano passado.

No ano de 2018, os bens de grande consumo ultrapassaram os nove mil milhões de euros, o que se traduz num aumento de 2,8 por cento relativamente ao período homólogo, informam os dados da consultora Nielsen.

As categorias que apresentaram um maior crescimento foi o da alimentação e higiene do lar, com crescimento em 3,1 e 2,9 por cento, respetivamente. No setor da alimentação, o destaque vai para os produtos congelados que, tal como tinha acontecido em 2017, voltaram a crescer em cinco por cento. Este crescimento revela uma maior procura por produtos que tragam conveniência, rapidez e simplicidade à vida dos consumidores. Já relativamente às categorias de bebidas e higiene pessoal, os dados da consultora sugerem um crescimento de 2,8 e 1,3 por cento, pela mesma ordem.

Contrariamente ao que tinha sido a tendência em 2017, em que o crescimento verificado foi praticamente equiparado, este ano os dados da Nielsen demonstram uma diferença relativamente significativa entre as marcas de fabricante e as marcas de distribuição. No ano de 2018, as marcas de fabricante apresentaram um aumento de 3,3 pontos percentuais (p.p.) relativamente ao período homólogo, já as marcas de distribuição cresceram 1,9 pontos.

A época onde se notou um maior crescimento foi a natalícia, representando 10 p.p. das vendas totais registadas no setor, num universo de análise que integra as vendas em hipers e supermercados. O peso promocional manteve-se neste período superior à média anual e mais de 50 por cento das compras foram realizadas com promoção: 51 por cento no Natal contra 47 p.p. de média em 2018.

Fonte: jornaleconómico

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI