Brexit: Presidente da CE descarta plano de Londres em continuar no mercado único

Confagri 12 Set 2018

O Reino Unido não poderá permanecer apenas numa parte do mercado único europeu, advertiu nesta quarta-feira o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

«O governo britânico deve entender que se alguém abandona a União não poderá ter a mesma posição privilegiada que um Estado- membro», declarou o presidente da Comissão Europeia no seu último discurso sobre o estado da União Europeia, em Estrasburgo.

«Se um país abandona a União, deixa evidentemente de fazer parte do nosso mercado único e, certamente, não é possível conservar algumas partes», declarou Juncker.

Os europeus defendem a integridade do mercado único europeu, baseado na chamadas «quatro liberdades fundamentais»: livre circulação de mercadorias, pessoas, serviços e capitais. A rejeição à imigração europeia no Reino Unido foi um dos catalisadores do Brexit.

O tempo é cada vez menor para alcançar um acordo antes da saída do Reino Unido do bloco, prevista para 29 de março. As negociações sobre a questão de como evitar uma fronteira clássica entre a província britânica da Irlanda do Norte e a Irlanda, país da União Europeia, permanecem num impasse.

Fonte: MadreMedia/AFP

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI