Fonte: jornaleconomico.pt
O relatório conclui que a agressão militar da Rússia contra a Ucrânia “perturbou significativamente os mercados agrícolas mundiais”.
A Comissão Europeia reconhece que a guerra na Ucrânia está a pressionar diversos sectores agroalimentares na União Europeia (UE), de acordo com o último relatório de perspetivas a curto prazo na agricultura comunitária, publicado hoje, dia 5 de abril.
“A Comissão publicou hoje o último relatório sobre as perspetivas a curto prazo para os mercados agrícolas da UE. Esta publicação regular apresenta uma panorâmica geral e sectorial das tendências mais recentes e das perspetivas futuras para os mercados agroalimentares. O relatório conclui que a agressão militar da Rússia contra a Ucrânia perturbou significativamente os mercados agrícolas mundiais”, assinala o comunicado do RAPID, boletim informativo da representação da Comissão Europeia em Portugal.
O relatório detalha as perspetivas de produção e exportação e a evolução dos preços dos óleos alimentares, açúcar, maçã, laranja, leite e lacticínios e carnes ( de bovinos, suínos, aves, ovinos e caprinos).