Castanha em destaque em Vinhais num ano com aumento da produção

Confagri 17 Out 2018

A castanha está em destaque durante o fim de semana, em Vinhais, na feira Rural Castenea, uma montra da importância do setor no concelho que é o maior produtor português e espera um aumento da produção nesta campanha.

Entre sexta-feira e domingo, o certame reúne produtores e especialistas do setor que movimenta 25 milhões de euros anuais no concelho transmontano, segundo dados da responsável pela organização, a Câmara Municipal.

Depois de, em 2017, a produção ter sofrido quedas acentuadas devido à seca, «este ano prevê-se uma produção muito superior ao ano passado», segundo divulgou o município, ressalvado, no entanto, que a colheita está atrasada.

Faltou chuva em setembro, como explica a autarquia numa nota de divulgação do certame, pelo que «este ano, a Rural Castanea vai ter apenas as variedades precoces como a Boa Ventura e a Martinha». Espera-se agora que a chuva de outono ajude a normalizar a queda das castanhas Longal e Judia, que são as variedades que existem em maior número em Vinhais.

O concelho de Vinhais, no distrito de Bragança, produz uma média anual de 15 mil toneladas de castanha e as diferentes variedades estarão em exposição e para venda na Rural Castanea, a feira que há doze anos promove o setor. A Câmara Municipal de Vinhais tem colaborado no combate aos vários flagelos que vão surgindo como, para além da vespa, a Tinta ou o Cancro, em parceria com outras instituições.

Gastronomia típica, música tradicional, exposições e animação fazem também parte do programa da feira que continua a ter como atrativo o maior assador de castanhas do mundo reconhecido pelo Livro dos Recordes. «Durante os três dias de festa são muitos os quilos de castanhas que são assadas neste assador» para distribuir gratuitamente por quem visita a feira e passa pelos diversos magustos espalhados pelo recinto.

O certame tem também concursos como o de doçaria de castanha para «mostrar a criatividade e inovação» do uso deste fruto na cozinha, além de promover os pratos regionais à base do mesmo.

«A castanha assume-se cada vez mais como um elemento da gastronomia e prova disso são pratos como javali no pote com castanhas, lombo de porco no forno com castanhas, vitela entrouxada com castanhas, mas principalmente doces e sobremesas como tarte de castanha, pudim de castanha, bolo de castanha, pastel de nata de castanha, bolo-rei de castanha», exemplifica a autarquia.

Outros concursos previstos são o do Mel da Terra Fria Transmontana e o concurso concelhio da Cabra Preta de Montesinho, uma raça que estava praticamente extinta e tem agora livro genealógico, um programa de preservação/melhoramento e apoios aos criadores, desde que no Parque Biológico de Vinhais se investiu na sua preservação.

Fonte: Diário de Notícias

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI