CE: Produtores e transportadores da UE são os mais prejudicados economicamente pelos padrões de bem-estar animal

Confagri 29 Jan 2018

A Comissão Europeia publicou uma informação sobre o impacto de bem-estar a nível mundial, na qual revê as principais atividades internacionais que realizadas na última década e avalia os resultados.

Uma das conclusões é que os padrões mais elevados de bem-estar animal da União Europeia têm, em geral, um impacto limitado na posição competitiva dos produtores e operadores da União Europeia (UE) nos mercados mundiais.

A informação assinala também que a adaptação às exigências comunitárias de bem-estar animal supôs um investimento que pode ter um reflexo negativo no rendimento dos setores pecuários da UE, em especial a nível dos produtores e transportadores, cujos maiores custos de investimento relacionados com o bem-estar animal não se traduziram necessariamente em preços mais altos, devido ao seu limitado poder de negociação.

Por outro lado, a liderança da UE em questões de bem-estar animal desempenhou um papel decisivo na sensibilização sobre os padrões em outros países do mundo. Contribuiu para lançar um diálogo de políticas sobre o tema, entre as instituições governamentais associadas e teve êxito em facilitar a incorporação das normas de bem-estar animal na legislação de muitos países exteriores à UE.  

No entanto, este processo foi lento e desigual nas diferentes áreas. Com os padrões de bem-estar animal a nível internacional verificam-se progressos no abate, um pouco menos no transporte e muito menos a nível da exportação.

A União Europeia serviu de fonte de inspirarão para diversas iniciativas piloto e voluntárias que proliferaram nas exportações durante os últimos anos, sobretudo em porcos e galinhas poedeiras.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI