Conselho da União Europeia de Agricultura aborda rotulagem de bem-estar animal

Confagri 30 Jan 2020

Fonte: vidarural.pt

O Conselho da União Europeia de Agricultura reuniu os ministros da agricultura europeus que discutiram, entre outras questões, a rotulagem para promover o bem-estar animal e o combate às alterações climáticas.

Julia Klöckner, ministra da Alimentação e Agricultura da Alemanha, apresentou a rotulagem do bem-estar animal implementada pelo país alemão, que tem três níveis, baseados em vários critérios relacionados com a sua produção.

A rotulagem voluntária terá início no setor da suinicultura, com o objetivo de se estender posteriormente à carne de bovino e de aves de capoeira, e identificará os produtores que cumprem várias normas de bem-estar animal acima do mínimo do país. Entre os fatores avaliados nesta categorização germânica de bem-estar estão práticas como o corte da cauda, o tipo de castração e a duração das viagens em veículos de transporte.

Durante a reunião, o Comissário Europeu da Agricultura, Janusz Wojciechowski, apresentou de que forma o Pacto Verde Europeu para combater as alterações climáticas irá afetar a produção agrícola e pecuária.

O Conselho de Agricultura e Pescas reúne os ministros de cada Estado-membro da União Europeia. A maioria dos Estados-membros faz-se representar por um único ministro para ambos os sectores, no caso de Portugal, a ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, marcou presença no conselho.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI