Centenário do Ministério da Agricultura assinalado em sessão solene

Confagri 20 Abr 2018

Há 100 anos uma dúzia de ovos equivalia a 60 % do salário médio de um trabalhador. Foi neste contexto de grave crise de escassez de alimentos, inflação e açambarcamento de géneros, originada pela 1.ª Guerra Mundial, que foi criado, em 1918, o Ministério da Agricultura.

Cem anos depois, o Ministério assinala a data com uma sessão solene em Lisboa com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do Ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, e do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas. 

Durante a sessão solene, serão distinguidos antigos funcionários do Ministério da Agricultura e serão homenageados antigos Ministros da Agricultura.

Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos destaca o facto de o Ministério comemorar o centenário num contexto de «evolução muito positiva da Agricultura, que está a registar uma taxa de crescimento superior ao da taxa média da economia, com um ritmo crescente das suas exportações». «Um desempenho notável, sublinha o Ministro, sobretudo porque ocorre também num contexto de profundas alterações climáticas, que são o grande desafio do próximo século».

«No caso do Ministério da Agricultura, as respostas passam por procurar soluções em torno de dois grandes pilares que são o regadio e as florestas», afirma Luís Capoulas Santos, chamando ainda a atenção para o papel que a futura Política Agrícola Comum pode ter neste campo.

O Ministro faz ainda questão de deixar «uma palavra de agradecimento aos atuais e antigos funcionários do Ministério da Agricultura e a todos os agricultores que são os verdadeiros protagonistas da grande mudança que foi operada no setor».

Fonte: Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI