Chuvas abundantes no norte da UE atrasam plantações

Confagri 29 Nov 2017

As condições meteorológicas na Europa apenas são favoráveis para as culturas na maior parte da França e nas principais regiões do Reino Unido, mas desfavoráveis nas restantes regiões da União Europeia.

Segundo a informação da Comissão Europeia sobre o estado das culturas, tanto a abundancia de chuva como a sua ausência são prejudiciais às mesmas. No norte da Alemanha, norte da Polónia a presença de muita chuva atrasou os trabalhos de preparação do solo.

A colza é a cultura mais afetada, tendo em conta que a sua boa fase de plantação já terminou e espera-se uma redução da área plantada. Pelo Contrário, em Portugal e Espanha as condições de seca permanecem, onde as escassas precipitações em outubro foram insuficientes e em muitas zonas não se plantou, sendo necessária mais chuva de forma a permitir uma boa germinação e emergência antes do final da fase de plantação em meados de dezembro.

A Rússia passou por uma difícil campanha de plantação este outono. No sul foi possível cultivar, mas devido á falta de chuva a capa superior do solo encontra-se muito seca e impediu o cedo desenvolvimento das colheitas até meados de outubro.

Mas regiões do norte e este da Rússia europeu, a fase inicial da campanha atrasou-se devido à chuva abundante em finais de agosto e princípios de setembro. As precipitações frequentes em outubro provocaram adiamentos e em algumas regiões forçou um final prematuro da campanha de plantio.

Na Ucrânia, a campanha 2017-2018 começou bem. Os agricultores beneficiaram de condições húmidas favoráveis para completar as plantações tal como as chuvas posteriores.

Fonte: Agrodigital

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI