Comércio de azeite em rota de crescimento em todo o mundo

Confagri 09 Nov 2018

O comércio de azeite continua a acumular crescimentos em todo o mundo. De acordo com dados recentemente publicados pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), com a campanha 2017/2018 prestes a terminar, prevê-se já que o comércio de azeite cresça 28 por cento no Brasil, com um total de 76 816 toneladas; 16 por cento no Canadá e três por cento na Austrália.

Portugal continua a ser o principal fornecedor de azeite do mercado brasileiro, com 82 por cento, seguindo-se Espanha, com 16 por cento e Itália e Grécia, com seis e um por cento, respetivamente.

Na União Europeia, as importações Extra-União Europeia (UE) de azeite deverão registar um crescimento de 89 por cento nos dez meses da campanha. Por outro lado, as compras Intra-UE deverão cair cinco por cento face à campanha anterior.

No que diz respeito ao comércio de azeitona de mesa, a campanha deverá terminar com um aumento de nove por cento no Canadá e com diminuições em mercados como o Brasil, e -4 por cento, Estados Unidos da América, de -2 por cento e Austrália, também de -2 por cento.

Já na União Europeia, as compras de azeitona de mesa Intra-UE deverão apresentar um aumento de cinco por cento, enquanto as importações Extra-UE deverão registar um aumento de 16 por cento face à última campanha.

Fonte: VidaRural

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI