O comércio de azeite continua a acumular crescimentos em todo o mundo. De acordo com dados recentemente publicados pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), com a campanha 2017/2018 prestes a terminar, prevê-se já que o comércio de azeite cresça 28 por cento no Brasil, com um total de 76 816 toneladas; 16 por cento no Canadá e três por cento na Austrália.
Portugal continua a ser o principal fornecedor de azeite do mercado brasileiro, com 82 por cento, seguindo-se Espanha, com 16 por cento e Itália e Grécia, com seis e um por cento, respetivamente.
Na União Europeia, as importações Extra-União Europeia (UE) de azeite deverão registar um crescimento de 89 por cento nos dez meses da campanha. Por outro lado, as compras Intra-UE deverão cair cinco por cento face à campanha anterior.
No que diz respeito ao comércio de azeitona de mesa, a campanha deverá terminar com um aumento de nove por cento no Canadá e com diminuições em mercados como o Brasil, e -4 por cento, Estados Unidos da América, de -2 por cento e Austrália, também de -2 por cento.
Já na União Europeia, as compras de azeitona de mesa Intra-UE deverão apresentar um aumento de cinco por cento, enquanto as importações Extra-UE deverão registar um aumento de 16 por cento face à última campanha.
Fonte: VidaRural