A análise indica que muito provavelmente este crescimento se moderará no próximo ano e se situará em cerca de quatro por cento, abaixo da média de 4,8 por cento registada nos anos noventa, mas claramente acima da média de três pontos percentuais do período posterior à crise financeira e económica de 2008.
O comércio mundial vai crescer 4,4 pontos percentuais (p.p.) em 2018, menos três décimas do que no ano passado, afirmou esta quinta-feira a Organização Mundial do Comércio (OMC) na apresentação do relatório sobre perspectivas comerciais.
Contudo, a OMC adverte que estas estimativas podem ser atingidas e revistas em baixa devido ao aumento das tensões comerciais, que já estão a afetar a confiança do setor privado e as decisões de investimento.
Os sinais de recuperação dados pela economia mundial e o comércio em particular podem ser «anulados» se os Governos recorrerem a políticas comerciais restritivas, advertiu a OMC.
A organização que administra o enorme compêndio de regras que regulam o comércio entre os seus 164 Estados-membros, advertiu que um «processo de medidas e contra medidas poderia levar a uma escalada incontrolável».
A advertência ocorre numa altura em que os Estados Unidos e a China estão envolvidos numa contenda comercial desencadeada pela decisão de Washington de aumentar as taxas aduaneiras ao alumínio e ao aço, uma medida que atinge sobretudo o gigante asiático.
Fonte: jornaleconómico