Comissão Europeia confirma convergência económica de Portugal com zona euro

Confagri 11 Fev 2019

A Comissão Europeia apresentou, no âmbito das suas Previsões de Inverno, uma projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto português em 2019 e em 2020 que dá continuidade à tendência de convergência face à zona euro. A Comissão estima que a economia portuguesa cresça 1,7 por cento nos próximos dois anos, acima da previsão para a zona euro de 1,3 por cento em 2019 e 1,6 por cento em 2020.

A revisão em baixa do crescimento da economia europeia deve-se, essencialmente, a motivos de incerteza geopolítica, combinados com fatores domésticos que prejudicam o crescimento nas maiores economias da Europa. No entanto, a revisão do crescimento da economia portuguesa para 2019 (-0,1 p.p. face às Previsões de Outono) é significativamente inferior à da zona euro (-0,6 p.p.).

Para Portugal, a par da moderação do crescimento da procura externa e, por essa via, das exportações, a Comissão Europeia destaca também a dinâmica positiva do consumo privado e a aceleração do investimento como fatores que deverão apoiar o crescimento no curto prazo.

De acordo com estas previsões, Portugal dará continuidade a uma trajetória de convergência com a Europa. Esta trajetória tem sido observada no mercado de trabalho.

O crescimento do emprego tem sido expressivo e sustentado, com 320 mil empregos nos últimos três anos e a diminuição do desemprego esteve entre as mais altas da zona euro, de menos 285 mil desempregados desde dezembro de 2015 e redução da taxa de desemprego em 5,5 por cento.

O emprego cresceu mais em Portugal do que na zona euro, de 7,2 por cento em Portugal entre 2015 e 2018 a comparar com 4,5% na zona euro. O desemprego, entre o final de 2015 e o final de 2018, reduziu-se 45 por cento em Portugal e 24 por cento na zona euro, ou seja, duas vezes mais rápido em Portugal.

O mesmo é visível na composição e sustentabilidade da atividade económica, já que a recuperação do investimento público e privado está em Portugal entre as mais expressivas da zona euro nos últimos anos, com um crescimento de 16,7 pontos percentuais (p.p.) em Portugal entre 2015 e 2018, 10,2 pontos na zona euro em igual período.

A taxa de variação do investimento público é mais elevada do que a da zona euro, quer em 2017, de 23,4 face a 4,6 por cento, quer em 2018, dados até ao terceiro trimestre, 11,8 por cento face a 5,3 por cento.

Em anexo: Comunicado

Fonte: portugal.ogv.pt

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter

Subscreva a newsletter do Portal da CONFAGRI

Email Marketing by E-goi