Condições meteorológicas levam a fraco desenvolvimento de matéria verde nas forrageiras

Confagri 22 Abr 2019

As condições meteorológicas ocorridas ao longo do mês de março afetaram, de forma significativa, o desenvolvimento vegetativo das pastagens e das culturas forrageiras, segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas, de abril de 2019, do Instituto Nacional de Estatística.

Dizem os técnicos do Instituto Nacional de Estatística (INE) que as elevadas temperaturas, conjugadas com a reduzida percentagem de humidade do solo, conduziram a um adiantamento dos ciclos vegetativos, parando o desenvolvimento de matéria verde e induzindo a floração.

Regista-se, assim, uma menor disponibilidade alimentar nas pastagens, que tem conduzido ao suplemento dos efectivos em regime extensivo com alimentos conservados em quantidades superiores ao habitual.

O INE perspetiva ainda uma redução das produções forrageiras para conservação, fenos, silagens e fenosilagens, com impacto futuro na alimentação dos efectivos nos períodos de ausência de massa verde nas pastagens.

Fonte: Agricultura e Mar Actual

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI