Confiança dos consumidores aumenta e clima económico estabiliza em outubro

Confagri 30 Out 2018

O indicador de confiança dos consumidores aumentou em outubro, após diminuir nos quatro meses anteriores, e o indicador de clima económico estabilizou, depois de ter recuado no mês precedente, divulgou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística.

A subida do indicador de confiança dos consumidores em outubro segue-se a quatro meses consecutivos de quebras, após ter atingido em maio o valor máximo da série, enquanto a estabilização do indicador de clima económico acontece após ter diminuído em setembro e ter atingido em julho o valor máximo desde maio de 2002.

Os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores efetuados em outubro pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) revelaram que a redução do indicador de confiança dos consumidores «refletiu o contributo positivo do saldo das perspetivas relativas à evolução da poupança, da situação financeira do agregado familiar e, em menor grau, da situação económica do país».

O indicador de confiança da indústria transformadora diminuiu em setembro e outubro, após ter recuperado nos dois meses anteriores. «A evolução do indicador no último mês refletiu o contributo negativo das perspetivas de produção e das opiniões sobre a procura global», explica o INE.

Quanto ao indicador de confiança da construção e obras públicas, aumentou em outubro, após ter diminuído nos três meses anteriores, «em resultado do contributo positivo das opiniões sobre a carteira de encomendas e das perspetivas de emprego».

No comércio, o indicador de confiança aumentou em setembro e outubro, segundo o INE, após ter diminuído entre junho e agosto, com o resultado de outubro a traduzir o contributo positivo das perspetivas de atividade e das opiniões sobre o volume de vendas.

Já o indicador de confiança dos serviços diminuiu em setembro e outubro, após ter atingido no mês anterior o máximo desde agosto de 2001. No mês de referência, o comportamento deste índice refletiu o contributo negativo de todas as componentes, apreciações e perspetivas sobre a evolução da carteira de encomendas e opiniões sobre a atividade das empresas.

Em anexo: Inquérito de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores do INE

Fonte: jornaleconómico, INE

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI