Cooperativas Olivícolas debatem o Futuro do Setor

Confagri 11 Fev 2019

A Fenazeites – Federação Nacional das Cooperativas Agrícolas de Olivicultores, associada da CONFAGRI, realiza no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 10H00, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, um encontro com as Cooperativas Olivícolas em Trás-os-Montes para discutir o futuro perante a ameaça da Xylella fastidiosa e as alterações no regime contributivo dos trabalhadores independentes.

O Encontro, que conta com o apoio da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, terá lugar pelas 10h00, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, sito na Rua Eng. Moura Pegado e tem como objetivo identificar alguns dos problemas mais urgentes do setor olivícola e fazer um levantamento de propostas a apresentar ao Governo.

Azeite de Trás-os-Montes DOP, um património a preservar

O azeite de Trás-os-Montes é um produto de origem portuguesa com Denominação de Origem Protegida (DOP) pela União Europeia desde 1996.

Representando 11% da produção nacional, o azeite de Trás-os-Montes tem um peso económico bastante significativo na região. A qualidade destes azeites é mundialmente reconhecida, as suas características fazem dele um produto único, e os inúmeros prémios conquistados têm aumentado o seu prestígio, sobretudo no mercado internacional. Este produto pode contribuir para aumentar as exportações do país, desde que se consiga manter a dinâmica no setor e o empenho dos produtores.

Programa do Encontro

O debate contará com a presença de vários profissionais relevantes para este setor e, em particular, neste tema: o Presidente da Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros, Sr. Luís Rodrigues; a Secretária-Geral Adjunta da CONFAGRI, Engª Aldina Fernandes; a Sub-Diretora Geral da DGAV, Engª Paula Cruz de Carvalho; o Coordenador Financeiro da CONFAGRI Dr.Albino Alves, a Secretária-Geral da Fenazeites, Engª Patrícia Falcão Duarte; o Presidente da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça Dr.Francisco Vilela e o Presidente do Conselho Fiscal da Cooperativa dos Olivicultores de Valpaços Dr. Fernando Mourão Vieira. A sessão de encerramento será da responsabilidade o Presidente da Fenazeites, Sr. Aníbal Martins.

Mais informações no programa em anexo

 

Lisboa, Sede da Federação, 11 de fevereiro de 2019

Contacto: Telf. 218118058

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI