Crise alimentar pode piorar nos próximos meses caso continue bloqueio a exportações da Ucrânia

Confagri 24 Mai 2022

Fonte: tsf.pt/Lusa

Especialistas e governantes alertaram para o aumento dos preços dos alimentos no Fórum Económico Mundial.

Os alimentos vão ficar ainda mais caros nos próximos meses, caso continue o bloqueio do escoamento marítimo de cereais da Ucrânia, alertaram especialistas e governantes no Fórum Económico Mundial, em Davos.

Segundo o chefe do Programa Alimentar Mundial (PAM), David Beasley, se os carregamentos dos cereais e de outros produtos agrícolas não forem retomados a partir do porto de Odessa na Ucrânia, “estaremos perante um problema complexo porque os armazéns podem estar cheios, mas sem navios para os transportar poderemos assistir a situações de fome em todo o mundo”, previu.

“Pode-se imaginar o que acontece quando o país que é o fornecedor do pão do mundo, capaz de alimentar 400 milhões de pessoas, está em guerra. É uma crise absoluta”, afirmou Beasley, numa discussão, no Fórum de Davos, sobre como reverter a crise alimentar.

Durante o debate, o vice-primeiro ministro vietnamita Le Minh Khai disse que o problema mais importante a ser resolvido é “restaurar as cadeias de abastecimento globais”, que foram interrompidas ou abrandadas primeiro pela pandemia da Covid-19 e nos últimos três meses com a guerra na Ucrânia.

O vice-presidente da Tanzânia, Philip Isdor Mpango, admitiu que o seu continente sofre as consequências de “más políticas agrícolas”, para além das consequências das alterações climáticas e da pandemia, que ainda se fazem sentir no tecido económico e social da África.

Balcão Verde

Balcão de Atendimento aos Agricultores.
Com o RURALSIMPLEX é possível junto das estruturas locais - Cooperativas Agrícolas, Caixas de Crédito Agrícola, Associações de Agricultores e outras entidades com o protocolo específico agrupadas na CONFAGRI - atender Agricultores e prestar-lhes serviços de qualidade.

Aceder ao Balcão Verde Acesso reservado
Newsletter e Alertas

Receba alertas das notícias que mais interessam no setor agrícola: Legislação, Programas e Incentivos, Formação Profissional, Produtos e Iniciativas, Cooperativismo e todas as novidades relacionadas com a sua atividade profissional. Subscreva a newsletter CONFAGRI